sábado, 27 de agosto de 2011

80 toneladas de lixo radioativo em Santo Amaro


18/04/2011

A Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente vistoriou nesta segunda-feira o terreno da antiga Nuclemon, atual INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Localizada em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, a área foi contaminada por material radioativo remanescente da USAM (Usina de Santo Amaro), que funcionou até 1992.
Atualmente, 80 toneladas de terra contaminada permanecem no terreno da INB. Trata-se de material que foi processado e que, apesar de boa parte ter nível baixo de contaminação, consiste em rejeito nuclear, que contém urânio e tório.
Durante a visita, a Comissão de Meio Ambiente cobrou da INB e dos representantes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) providências quanto ao plano de remediação que está sendo executado no terreno: terra contaminada e subprodutos da indústria nuclear estão sendo removidos do solo e colocados em um galpão. O processo, com duração prevista para seis meses, sofreu atraso por causa das chuvas e ainda está em execução.

O vereador Natalini (PSDB), presidente da comissão, disse que os parlamentares devem fazer um esforço para que o rejeito radioativo seja removido da Zona Sul da capital. “Não estamos convencidos com os argumentos apresentados a respeito da baixa radioatividade do material. São Paulo tem áreas licenciadas para o lixo perigoso, o que não é o caso daqui”, afirmou.
(
http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3625:comissao-vistoria-deposito-de-lixo-radioativo-em-interlagos&catid=34:comissoes&Itemid=91)

Texto de Gilberto Natalini (Vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo


[...] Um exemplo claro da ausência de organização no setor é o silêncio da Cnen em relação ao caso da usina de Interlagos da Nuclemon. Após a vistoria da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, um laudo foi confeccionado com o apoio de todos os envolvidos na questão, que esclareceram a situação e permitiram um dimensionamento preciso do problema. A Cnen, contudo, manifestou-se tardiamente e de maneira superficial quanto ao destino adequado para as 80 toneladas de material radioativo armazenadas em Santo Amaro, um dos bairros mais populosos e importantes de São Paulo.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal já definiu que um dos seus desafios em 2011 é retirar do coração de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, as 80 toneladas de lixo radioativo que preocupam os especialistas e causam grande aflição nos moradores daquela região. E o governo federal deve atuar como parceiro nessa tarefa. Se bem administrada, a energia nuclear é eficiente, barata e limpa. Contudo, o dano ambiental causado por uma política ineficiente de manejo de lixo nuclear é gravíssimo.



(http://www2.jornaldacidade.net/artigos_ver.php?id=10820)

PARA ENTENDER(2010)
A Nuclemon Mínero-Química era uma das empresas do programa nuclear brasileiro. Fechada em 1992, suas atividades foram absorvidas pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A Usina de Santo Amaro (Usan), uma das unidades da Nuclemon, foi desativada entre 1992 e 1996. A intenção era que os rejeitos da usina – um concentrado de urânio e tório – fossem levados para uma usina em Caldas (MG), no fim dos anos 90. Itamar Franco, então governador de Minas, proibiu o armazenamento de rejeitos radioativos de outros Estados em território mineiro. O material ficou na Usina de Interlagos (Usin), que guarda 1.154 toneladas de terra contaminada em 6.778 tambores. O terreno da Usan foi descontaminado, vendido e hoje abriga prédios.


Ler também:

Vizinhos mais novos nem sabiam sobre o risco

02/05/2010
O Estado de S.Paulo

http://decoamaral.wordpress.com/2010/05/02/vizinhos-mais-novos-nem-sabiam-sobre-o-risco/


NUCLEMON -> Depósito de Lixo Radioativo na zona sul de São Paulo

http://perigoconcreto.blogspot.com/2010/04/nuclemon-deposito-de-lixo-radioativo-na.html



Um comentário:

  1. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteira sp

    As telas mosquiteiras sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.
    s
    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira São Paulo
    telas mosquiteiro São Paulo
    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteiras Jundiai
    telas mosquiteira sp
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteira sao paulo
    telas mosquiteiro sao paulo

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir