sábado, 27 de agosto de 2011

80 toneladas de lixo radioativo em Santo Amaro


18/04/2011

A Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente vistoriou nesta segunda-feira o terreno da antiga Nuclemon, atual INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Localizada em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, a área foi contaminada por material radioativo remanescente da USAM (Usina de Santo Amaro), que funcionou até 1992.
Atualmente, 80 toneladas de terra contaminada permanecem no terreno da INB. Trata-se de material que foi processado e que, apesar de boa parte ter nível baixo de contaminação, consiste em rejeito nuclear, que contém urânio e tório.
Durante a visita, a Comissão de Meio Ambiente cobrou da INB e dos representantes da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) providências quanto ao plano de remediação que está sendo executado no terreno: terra contaminada e subprodutos da indústria nuclear estão sendo removidos do solo e colocados em um galpão. O processo, com duração prevista para seis meses, sofreu atraso por causa das chuvas e ainda está em execução.

O vereador Natalini (PSDB), presidente da comissão, disse que os parlamentares devem fazer um esforço para que o rejeito radioativo seja removido da Zona Sul da capital. “Não estamos convencidos com os argumentos apresentados a respeito da baixa radioatividade do material. São Paulo tem áreas licenciadas para o lixo perigoso, o que não é o caso daqui”, afirmou.
(
http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3625:comissao-vistoria-deposito-de-lixo-radioativo-em-interlagos&catid=34:comissoes&Itemid=91)

Texto de Gilberto Natalini (Vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo


[...] Um exemplo claro da ausência de organização no setor é o silêncio da Cnen em relação ao caso da usina de Interlagos da Nuclemon. Após a vistoria da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, um laudo foi confeccionado com o apoio de todos os envolvidos na questão, que esclareceram a situação e permitiram um dimensionamento preciso do problema. A Cnen, contudo, manifestou-se tardiamente e de maneira superficial quanto ao destino adequado para as 80 toneladas de material radioativo armazenadas em Santo Amaro, um dos bairros mais populosos e importantes de São Paulo.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal já definiu que um dos seus desafios em 2011 é retirar do coração de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, as 80 toneladas de lixo radioativo que preocupam os especialistas e causam grande aflição nos moradores daquela região. E o governo federal deve atuar como parceiro nessa tarefa. Se bem administrada, a energia nuclear é eficiente, barata e limpa. Contudo, o dano ambiental causado por uma política ineficiente de manejo de lixo nuclear é gravíssimo.



(http://www2.jornaldacidade.net/artigos_ver.php?id=10820)

PARA ENTENDER(2010)
A Nuclemon Mínero-Química era uma das empresas do programa nuclear brasileiro. Fechada em 1992, suas atividades foram absorvidas pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A Usina de Santo Amaro (Usan), uma das unidades da Nuclemon, foi desativada entre 1992 e 1996. A intenção era que os rejeitos da usina – um concentrado de urânio e tório – fossem levados para uma usina em Caldas (MG), no fim dos anos 90. Itamar Franco, então governador de Minas, proibiu o armazenamento de rejeitos radioativos de outros Estados em território mineiro. O material ficou na Usina de Interlagos (Usin), que guarda 1.154 toneladas de terra contaminada em 6.778 tambores. O terreno da Usan foi descontaminado, vendido e hoje abriga prédios.


Ler também:

Vizinhos mais novos nem sabiam sobre o risco

02/05/2010
O Estado de S.Paulo

http://decoamaral.wordpress.com/2010/05/02/vizinhos-mais-novos-nem-sabiam-sobre-o-risco/


NUCLEMON -> Depósito de Lixo Radioativo na zona sul de São Paulo

http://perigoconcreto.blogspot.com/2010/04/nuclemon-deposito-de-lixo-radioativo-na.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário